PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Resumo de caracteristicas do medicamento
Só pode ser vendido mediante receita médico-veterinária.

 

Pilusoft (comprimidos)

 

 

Princípio activo: acetato de megestrol…………………………. 10 mg por comprimido.
Indicações:
Prevenção do cio em cadelas e gatas,
Interrupção da lactaçãoem cadelas e gatas, motivada por uma pseudo-gestação;
Tratamento da pseudo-gestação;
Tratamento da satiríase(hiper-sexualidade) nos machos das espécies canina e  felina;
Tratamento da dermatite miliar de origem endócrina.
Apresentação: embalagens com 16 comprimidos secáveis.
Administração: por via oral.
NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO:
PILUSOFT®, comprimidos: 10 mg de acetato de megestrol; Contraceptivo para cães e gatos
Composição qualitativa e quantitativa - Substância(s) activa(s):
Acetato de megestrol: 10 mg // Adjuvante(s): n.a. // Excipientes: q.b.  1 comprimido de 200 mg 
FORMA FARMACÊUTICA: Comprimido
INFORMAÇÕES CLÍNICAS - Espécie(s)‑alvo: Cães e gatos 
Indicações de utilização, especificando as espécies-alvo: Prevenção do cio na cadela e na gata; Interrupção da lactação em cadelas e gatas motivada por uma pseudo-gestação; Tratamento da pseudo-gestação; Tratamento da satiríase nos machos das espécies canina e felina; Tratamento da dermatite miliar felina de origem endócrina. 
Contra-indicações: A administração de Pilusoft está contra indicada em caso de gestação ou de hiperplasia quistica do endométrio. Não utilizar em caso de reconhecida hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes. // Advertências especiais para cada espécie-alvo: Não mencionados
Precauções especiais de utilização: Precauções especiais para utilização em animais. A administração de Pilusoft está contra indicada em caso de gestação ou de hiperplasia quistíca do endométrio. Os efeitos indesejáveis mais frequentes e isentos de gravidade são: Tendência para aumento de peso; Transformação glandulo-quistica do endométrio; Retorno precoce do cio normal ao fim de um certo tempo, sendo geralmente conservada a fertilidade. // Não foram detectados efeitos indesejáveis graves.
Precauções especiais a adoptar  pela pessoa que administra o medicamento aos animais: Em caso de ingestão acidental contactar o centro Anti Veneno tel: 808250143 // As pessoas com hipersensibilidade conhecida ao acetato de megestrol devem
Reacções adversas (frequência e gravidade) - Utilização durante a gestação, a lactação e a postura de ovos: Não administrar durante toda a gestação // Interacções medicamentosas e outras formas de interacção: Não existem dados disponíveis.
Posologia modo e via de administração: Via oral, conforme esquema posológico abaixo descrito. // Prevenção do cio - Na cadela: Um mês antes da data prevista para o aparecimento do cio, administrar PILUSOFT durante 32 dias, com uma dose diária de 0,5 mg/Kg de peso vivo, ou seja: ¼ de comprimido para cadelas com menos de 5 Kg; ½ comprimido para cadelas com peso entre 5 a 10 Kg; ¾ de comprimido para cadelas com peso entre 10 a 15 Kg; 1 comprimido para cadelas com mais de 15 Kg. // Na gata: administrar ½ comprimido de 15 em 15 dias. // O cio retornará normalmente 6 a 7 meses após o fim do tratamento. // Tratamento da lactação consecutiva a uma pseudo-gestação e tratamento da satiríase nos machos das espécies canina e felina, tratamento da pseudo-gestação: Administrar PILUSOFT durante 8 dias numa dose diária de 2 mg/Kg, ou seja: 1 comprimido dia, para animais (cães, cadelas, gatos ou gatas) com menos de 5 Kg; 2 comprimidos dia, para animais (cães, cadelas, gatos ou gatas) com 5 a 10Kg; 3 comprimidos por dia, para animais (animais (cães, cadelas, gatos ou gatas) com mais de 15 Kg. // Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos), (se necessário): Não aplicável. // Intervalo(s) de segurança: Não aplicável.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Grupo farmacoterapêutico:  I.15.7 – Anovulatórios. // Código ATCvet: N01A // Propriedades farmacodinâmicas - Propriedades farmacológicas: Apresentação sumária da substância: O acetato de megestrol é um progestagénio de síntese. Apresenta-se sob a forma de um pó branco cristalino, inodoro, de sabor neutro, insolúvel na água e solúvel no álcool.- Farmacodinâmia: O acetato de megestrol partilha as mesmas actividades farmacológicas dos outros progestativos: alteração da capacidade secretora ao nível do endométrio, incremento da temperatura corporal basal e inibição da pituitária.Nos animais, o acetato de megestrol inibe a ovulação, possuindo um efeito antigonadotrófico, antiuterotrófico e antiandrogénico / antimiotrófico. Apresenta uma ligeira actividade glicocorticoide e uma muito ligeira actividade mineralocorticoide. Propriedades farmacocinéticas: O acetato de megestrol, é bem absorvido ao nível do aparelho gastrointestinal. Após a administração oral, o pico de concentração plasmática é atingido entre 1 a 5 horas. O acetato de megestrol, parece ser completamente metabolizado ao nível do fígado. Os metabolitos daí resultantes são na sua maioria esteróides livres e esteróides glucoronoconjugados. A principal via de eliminação parece ser a via urinária. Após a administração oral de 4 – 90 mg de acetato de megestrol rádio marcado, cerca de 66% da dose total é excretada através da urina e cerca de 20% é excretada através da fezes. // Impacto ambiental: Não descrito
INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS - Lista de excipientes: Goma arábica: 8,0 mg; Amido de milho: 5,0 mg; Talco:  3,5 mg; Estearato de magnésio: 3,5 mg // Sacarose q.b.1 comprimido de 200 mg
Incompatibilidades: Desconhecidas.Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento veterinário não deve ser misturado com outros.
Prazo de validade do medicamento veterinário tal como embalado para venda: 4 anos
Precauções especiais de conservação: Conservar a temperatura inferior a 25ºC; Conservar  no recepiente de origem.; Manter o recipiente bem fechado; Manter o recipiente dentro da embalagem exterior,para proteger da humidade; Conservar fora do alcance e da vista das crianças.
Natureza e composição do acondicionamento primário: O produto apresenta-se acondicionado em frasco de polietileno com tampa inviolável, do mesmo material, contendo 16 comprimidos redondos de cor branca, divididos em 4 partes, embalado em cartonagem apropriada.
Precauções especiais para a eliminação de medicamentos veterinários não utilizados ou de desperdícios derivados da utilização desses medicamentos: Omedicamento veterinário não utilizado ou os seus desperdícios devem ser eliminados de acordo com os requisitos nacionais.
TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO: Laboratoires Moureau (ARRIGONI Patrice) - 33, Rue Charles de Gaulle - 95270 Luzarches, France ; Tel: 0033 134710315 ; Fax: 0033 134710114 ; e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Número(s) dA autorização de introdução no MERCADO: Nº de registo: 51015 P no INFARMED // Data da primeira autorização/renovação da autorização: 07 de Junho de 1993 / 04 de Setembro de 2000 // DATA DA REVISÃO DO TEXTO: Agosto de 2010// Proibição de venda, fornecimento e/ou utilização. Só pode ser vendido mediante receita médico-veterinária.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial